REALIZADA COM SUCESSO A CONFERÊNCIA DAS CIDADES EM AMARANTE DO MARANHÃO


A construção de moradias populares por meio do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, o asfaltamento do trecho da MA-122 que liga Amarante a João Lisboa, a ampliação da rede de esgoto e a construção do aterro sanitário do município são algumas das propostas aprovadas pelos participantes da etapa preparatória de Amarante, cidade do Sul do Maranhão, para a 5ª Conferência Estadual e Nacional das Cidades, que foi realizada quinta-feira, dia 9 de maio, no auditório Flavio Gomes Viana, da Câmara de vereadores.
Convocada pela Prefeitura e organizada com o apoio dos movimentos populares, entidades de trabalhadores e segmento empresarial, o evento faz parte do calendário nacional do Ministério das Cidades e teve como tema “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”. O objetivo é debater e propor soluções para os problemas urbanos dos municípios brasileiros.
Validação e representação
Em Amarante, a abertura dos trabalhos da Conferência Municipal das Cidades foi feita pela prefeita Adriana Luriko, por volta de 8h, que na ocasião destacou e agradeceu a participação dos presentes. Conforme exigência nacional, o Conselho Estadual das Cidades (Concidades/MA) se fez presente representado pela conselheira Maria Cléa de Jesus, validadora do evento.
Participaram ainda secretários municipais, vereadores, presidentes de associações e sindicatos, representantes de igrejas e membros de Organizações Não Governamentais (ONGs)
Debates
Nos grupos temáticos de debates, os conferencistas apontaram ainda a necessidade de revisão do Plano Diretor, privilegiando a demanda atual da cidade, que necessita de apoio das demais esferas do poder público para intervenções para a melhoria da segurança pública, pavimentação das vias urbanas, implantação de kits sanitários, o incentivo às cadeias produtivas e padronização das obras para garantir a acessibilidade de toda a população.
O público também discutiu sobre a necessidade de estruturação do Conselho Municipal das Cidades – órgão que favorece maior participação da sociedade nas decisões relacionadas à gestão pública.
Ainda no evento, os conferencistas elegeram os novos membros do Conselho Municipal das Cidades e os delegados, titulares e suplentes, para participar da 5º Conferência Estadual das Cidades, que será realizada em São Luís nos dias 22, 23 e 24 de agosto próximo.
Confira a relação de delegados e suplentes de Amarante indicados para a 5º Conferência Estadual das Cidades
Movimentos Sociais
Titular: Cristiane Dias da Silva (Movimento das Mulheres Camponesas – MMC).
Suplente: Antonio Nonato de Araújo Miranda (Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Área de Assentamento Batalha – ASPRABAM).
Titular: Martinho José Pereira Gomes (Associação dos Agricultores do Assentamento Curitiba
Suplente: Wandherson Kyoichi Rodrigues Minohara (Associação dos Agricultores do Assentamento Curitiba).
Trabalhadores
Titular: Raimundo Nonato Pereira Dias (Sindicato dos Servidores Públicos Municipal – SISPUAMA).
Suplente: Bento Ribeiro Campos (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Amarante do Maranhão).
Poder Público / Legilativo
Titular: João Batista Franco Lima
Suplente: Antonio Aurélio de Azevedo Neto
Pode Público / Executivo
Titular: Augusto Carlos de Sousa
Suplente: Edilson Martins Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder da gratidão

A DIETA DA FARINHA

Dois foragidos na “Operação Peg se entregam à Polícia Federal