AMARANTE EM VERSOS E RIMAS

Essa história meus amigos
Quero dizer aos senhores
Não conto mesmo de vista
Foi alguém que me contou
Natalino de Miranda
Que de perto acompanhou
III
A história de Amarante
Expresso-me neste momento
Falo agora de um senhor
Que teve bom pensamento
Que em vida se chamou
Senhor Cícero Nascimento
IV
Esse homem de que falo
Por Amarante lutou
Depois de muito trabalho
Um dia a emancipou
Mas com cem dias de apossado
Um derrame lhe matou.
V
No ano cinquenta e três
Tudo isso aconteceu
Partiu e deixou saudades
Para quem lhe conheceu
Deixou filhos e esposa
O senhor Joaquim de Sousa
Foi quem lhe sucedeu.
VI
O senhor Joaquim de Sousa
Também era conhecido
Parecia ser um bom pai
E também um bom marido
Não sei o que aconteceu
Talvez por erro seu
O moço foi demitido
VII
Joaquim foi demitido
Acabou a confusão
No ano 54
Apossou-se seu Abraão
O trabalho não parou
Mais ele só governou
Até o dia da eleição.
VIII
No ano cinquenta e quatro
O senhor Averson Barros
Foi quem o povo escolheu
Até o ano cinquenta e oito
Dourou o mandato seu
Lançando seu candidato
Mábio Viana venceu.
IX
Mábio Viana nasceu
No lugar da Pedra Ferrada
Um sujeito muito perverso
Botou-lhe uma emboscada
Quando Mábio ia passando
O moço foi disparando
Sobre ele a espingarda
X
A espingarda era calibre 20
Que o moço disparou
Não sei se morreu na hora
Isso ninguém me informou
Embora não tenha sido
Só sei que não escapou
Miguel Gomes de Abreu
Botaram de interventor
XI
Miguel Gomes de Abreu
Ser prefeito não gostou
Não sei qual foi o motivo
Talvez pensou não dar contar
Ou alguém lhe apertou
Talvez se sentiu sozinho
Jorge Martins Marinho
Foi quem continuo.
XII
Os prefeitos que citei
Não estou bem informado
Fizeram-se alguma coisa
Ou se estavam parado
O que não tenho certeza
Prefiro ficar calado.
XIII
Ribamar Ribeiro Dantas
Foi o próximo a governar
Construiu algumas escolas
Para as crianças estudarem
Trouxe também o ginásio
Para mais adiantar
Uma estrada pro Amarante
Foi o primeiro a criar.
XIV
Depois de Ribamar Dantas
Estevão Mota ganhou
Construiu várias contendas
Com os vereadores
Eu não estou inventando
Isso alguém me informou
Pelo que estou sabendo
Do rapaz ninguém gostou.
XV
Lá vem outra eleição
Riba Dantas o mais votado
Por um motivo imprevisto
Não chegou ser apossado
Quando menos se esperava
Ele foi acidentado.
XVI
Esse acontecimento
Faz pena até se dizer
Uma mulher adoeceu
Ele tentou socorrer
Sua hora estava marcada
Naquela longa estrada
O prefeito foi morrer.
XVII
Foi no mês de novembro
De mil novecentos e setenta e dois
Aos vinte e sente do mês
Não foi antes nem depois
Que a senhora Aldenice
Recebeu uma notícia
Que jamais terá depois
XVIII
Já próximo de Grajaú
Quero lembrar aos senhores
Riba dirigia um JEEP
Com um caminhão se chocou
Morreu ele e três pessoas
Somente a mulher escapou.
XIX
O seu vice Ederson Sales
Veio a se apossar
Embora contrariado
Continuou a trabalhar
Desse homem algumas obras
Dê licença eu vou citar.
XX
Não quero colocar minha história em pânico
Pois, aquilo que me contaram
Porém, preciso ser franco
Uma de suas obras apresentadas
É a Escola Castelo Branco.
XXI
Outras obras construídas
Afirmo com precisão
A Escola Costa e Silva
A Secretaria de Educação
A Escola Clodomir Milet
Organizou carga horária
Onde nomeou a primeira secretária
A Nossa Professora Isete.
XXII
Depois Emerson Sales
A história não parou
Veio logo outra eleição
E todo o povo votou
Quando terminaram de apurar
O Heron Gomes ganhou.
XXIII
Heron dos Reis Gomes
Tem varias obras prestadas
Trouxe o 2º grau
Varias ruas foram calçadas
Continuando a cultura
O mercado e a Prefeitura
São obras apresentadas
XXIV
Se não fui mal informado
Ainda na gestão
Construiu um posto médico
E trouxe televisão
Parabéns seu Heron Gomes
Trouxe ate o telefone
Pra nossa comunicação
XXV
Depois vem Raimundo Lima
Com seu jeito importante
Durante o seu mandato
Fez 54 pontes
63 salas de aulas
no município de Amarante
XXVI
Ainda no seu mandato
Muitas estradas abriu
Em m² de calçamento
Ele fez dezoito mil
O açude da mata velha
Foi ele que construiu
XXVII
Depois veio Ribamar Carlota
O Amarante governou
Muitas obras deformadas
Foi ele que reformou
E as que estavam em bom estado
Ele sempre conservou
XXVIII
Construiu também uma quadra
Pra muita gente brincar
Uma praça em Amarante
Para a noite passear
Pois muito tem trabalhado
A favor desse lugar.
XXIX
Depois veio dona Enilde
Amarante Governar
Construiu algumas obras
Outras só fez reformar
Alguma sujeira que tinha
Continuou a limpar.
XXX
No ano noventa e seis
Se não vim me enganar
Terminou a eleição
Viemos os votos contar
Logo saiu a notícia
Quem ganhou foi Ribamar
XXXI
Ribamar mais uma vez
Prosseguiu nossa cultura
Mandou construir uma vila
Reformou a prefeitura
E ficou uma beleza
A ninguém nunca fez mal
Construiu um hospital
Serve bem para a pobreza.
XXXII
De noventa e seis pra cá
Ribamar vem governando
Todo aquele que lhe ocupa
Ele vem sempre ajudando
Construindo suas obras
E outras vêm reformando
XXXIII
No abastecimento de água
Ribamar deu de primeira
Construiu artesiano
Com a ajuda do Madeira
Quando aumenta nossa água
Aumenta também as torneiras.
XXXIV
São muitas as suas obras
Porém, todas não vou relatar
Porque não tem precisão
E mesmo o tempo não dar
Ribamar é competente
Com o Lula presidente
Tudo vai continuar
XXXV
Se não falei a verdade
Ou não soube rimar
Peço perdão a vocês
Que queiram me desculpar
Porque eu tenho razão
Foi porque o cidadão
Não soube me informar.
Amarante 16 de novembro de 2003
Autor: José Iangues Miranda Varão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder da gratidão

A DIETA DA FARINHA

Dois foragidos na “Operação Peg se entregam à Polícia Federal