𝗙𝗲𝗹𝗶𝗰𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲 𝘁𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗽𝗿𝗲𝗰𝗶𝘀𝗮𝗺 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗮𝗿𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗮𝗻𝗱𝗮𝗿 𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼𝘀?

 Para umas pessoas, a resposta é sim. Para outras, não. E tem gente que vai dizer que nunca pensou nisso porque tem outras prioridades. Outras, vão dizer que adorariam um trabalho para serem infelizes e ter algum dinheiro para viver com alguma dignidade.


O ponto é que cada pessoa tem uma relação com o trabalho. E um entendimento sobre o que é ter felicidade. Ou ser feliz. E ser feliz.

Gosto muito do conceito de projeto de vida do povo Ishiro, nossos vizinhos aqui nas terras de baixo das Américas, que anda bem distante do colonialismo que adoramos reproduzir e tomar como regra para alimentar nossas frustrações — e aumentar ansiedades.

Para essa turma, projeto de vida é o significado do que, para cada pessoa, é uma boa vida. Projeto de vida é plural. Múltiplo. É sobre vidas possíveis. Felicidades possíveis. Diferentes conceitos do que é uma boa vida.

Trazendo para esse post, e a relação entre felicidade e trabalho, não existe certo e errado, o que significa dizer que se você está aí querendo só ganhar o seu dinheiro e viver a vida você não é pior do que quem relaciona trabalho a propósito de vida. E vice-versa.

Cada um é um, e muito do que falamos aqui sobre diversidade tangencia em camadas mais ou menos profundas esse tipo de discussão — do tipo ok, aceitamos que sejas como és, desde que

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder da gratidão

A DIETA DA FARINHA

Dois foragidos na “Operação Peg se entregam à Polícia Federal