FLÁVIO DINO NA ELEIÇÃO 2012, COMO FICOU



Quando o presidente da Embratur, Flávio Dino, anunciou em junho deste ano que teria candidaturas nos 217 municípios do Maranhão, até para setores da oposição, a afirmação mais parecia uma bravata.

Após a divulgação do resultado oficial, percebe-se que pela primeira vez, a oposição à governadora Roseana Sarney (PMDB) ganhou capilaridade nos pequenos municípios do estado. Caiu o mito de que é impossível vencer nos grotões.

Estratégia de Flávio Dino mostrou-se eficiente na eleição de 2012
Ainda falta o segundo turno em São Luís. A vitória de Edivaldo Holanda Júnior adquire valor inestimado para a coroa da oposição.

Todos os prefeitos do Maranhão (PDF)

No domingo passado, o PDT elegeu apenas oito prefeitos no Maranhão. A cidade com maior visibilidade é Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis Maranhense. Parece pouco, mas não é.

A legenda presidida no estado pelo ex-deputado federal Julião Amin e cujo secretário-geral é o deputado federal Weverton Rocha, participou de coligações vitoriosas em outras 86 cidades, totalizando 94 municípios.

As joias do PSB
O PSB do candidato a vice-prefeito de São Luís, ex-deputado federal Roberto Rocha, vem logo em seguida, saiu das urnas presentes em 84 cidades. Porém, a sigla leva vantagem em relação ao PDT no número de prefeitos, 15. E ainda entre suas joias constam, Caxias, Colinas, Timon, Balsas, Tuntum e Santa Inês.

Partido do líder
O PCdoB, que integra o trio dos ‘Bons Companheiros’, com o PDT e o PSB, dos que fazem oposição á governadora Roseana Sarney, mas apoiam a presidenta Dilma, chegou à frente em 92 cidades. A sigla do líder das pesquisas para o governo do Maranhão em 2014, o presidente da Embratur, Flávio Dino, elegeu os prefeitos de Cajapió, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Igarapé Grande e Lajeado Novo.

PDT de A a Z
Cidades onde a coligação a qual o PDT integrou venceu as eleições: Água Doce do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Alto Parnaíba, Amapá do Maranhão, Araguanã, Arari, Axixá, Açailândia, Bacuri, Bela Vista do Maranhão, Belágua, Benedito Leite, Boa Vista do Gurupi, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Cajapió, Campestre do Maranhão, Cantanhede, Carutapera, Caxias, Cedral, Central do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Cururupu, Feira Nova do Maranhão, Fernando Falcão, Fortaleza dos Nogueiras, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Grajaú, Humberto de Campos, Igarapé do Meio, Igarapé Grande, Jenipapo dos Vieiras, Joselândia, João Lisboa, Lago dos Rodrigues, Lago Verde, Lima Campos, Loreto, Maracaçumé, Matinha, Matões, Matões do Norte, Mirador, Miranda do Norte, Mirinzal, Nina Rodrigues, Palmerândia, Paraibano, Parnarama, Passagem Franca, Pastos Bons, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Paulo Veloso, Pirapemas, Porto Rico do Maranhão, Presidente Médici, Rosário, Santa Filomena do Maranhão, Santa Helena, Santa Inês, Santa Rita, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, Sucupira do Norte, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Domingos do Azeitão, São José dos Basílios, São João Batista, São Mateus do Maranhão, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, São Vicente Férrer, Sítio Novo, Timon, Turilândia, Urbano Santos, Vitorino Freire, Zé Doca.

Cidades onde o PDT elegeu prefeito
Bacurituba, Sisto. Barreirinhas, Leo Costa. Graça Aranha, Nilton. Itinga do Maranhão, Vete. Morros, Silvana. Penalva , Edmilson Viegas. Porto Franco , Adersinho. São Francisco do Maranhão, Valdivino.

TSE divulga números das eleições proporcionais no Brasil

Frederico Luiz

A partir dos dados consolidados do TSE para a eleição proporcional em São Luís, conforme o quadro abaixo, podemos avaliar o comportamento do partido e de seus respectivos candidatos majoritários.

É uma forma de saber, quem foi maior na eleição, a agremiação, a partir dos votos para a Câmara. Ou o candidato, a partir dos votos para a Prefeitura.

São Luís
O vencedor do primeiro turno na capital do Maranhão, Edivaldo Holanda Júnior é bem maior que os partidos. Ele obteve mais de 184 mil votos. Os quatro partidos que o sustentam, PTC, PDT, PCdoB e PSB, em duas coligações distintas, obtiveram 101.850 votos.

Veja outras cidades

O segundo colocado, João Castelo com 156.320, foi uma vez e meia maior do que somados, PSDB, PMN e PRB com 101.153.

As decepções ficam por conta de Haroldo Saboia (PSOL) e Ednaldo Neves (PRTB).  O primeiro saiu com 4.074 votos e o segundo com 1.810 ficaram nas últimas posições. Ao contrário, a sigla do lanterna elegeu vereador. A coligação proporcional São Luís, a saída é pela esquerda (PSOL-PCB), obteve 6.658 sufrágios, mais do que o candidato a prefeito mas insuficiente para mandar representante para a Câmara.

Na capital, Marcos Silva continua sendo 'o cara' da oposição pela esquerda à presidenta Dilma.. A bordo do PSTU, ele somou 11.007 votos. Ou seja, quase quatro vezes o tamanho da sua legenda que saiu-se com 3.334.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder da gratidão

A DIETA DA FARINHA

Dois foragidos na “Operação Peg se entregam à Polícia Federal