IMPLANTAÇÃO DA PEDRA FUNDAMENTAL


Cícero Nascimento assumiu o papel de coordenador da organização do pequeno vilarejo, sua primeira conquista foi quando autoridades Grajauense fizeram uma campanha que arrecadaria o suficiente para comprar mil metros de terras da fazenda Condado. Constava na declaração de compra e venda os seguintes limites: mil metros margeando a linha do correio e telégrafo, com cem metros para o nascente e sem limites para o poente, sendo, portanto nesta direção e bem próximo da linha telegráfica o início da mata da pré-amazônia, considerada matas nacionais.


Em 21 de junho de 1941, na presença de várias pessoas e autoridades de Grajaú, como, Juiz de Direito da Comarca, Pr Nicolau Dino, o escrivão do cartório de registros, Raimundo Nava, o prefeito e alguns vereadores, foi feita a medição da área adquirida, iniciando a mesma, na frente da casa do Sr. Francisco Rodrigues hoje residência do Sr. Veríssimo Maciel Viana, de lá, até as imediações da Casa do Sr. Flávio Gomes Viana, hoje residência do Sr. Felipe Bandeira.
  

Não se sabe exatamente, mas tudo leva a crê que o local onde foi fincado o marco e colocaram uma placa com os dizeres "AMARANTE, DISTRITO DE GRAJAÚ". Foi mais ou menos em frente à Igreja São Sebastião.


Neste dia foram realizados vários casamentos, Miguel Gomes e Hildené Ferraz, Cícero Rodrigues e Maria Helena Nascimento (Lili), filha do Sr. Cícero Nascimento. Assim ficou registrado a fundação e organização da minúscula povoação. A partir de então, o crescimento foi mais acelerado, pois a noticia ia se espalhando pelos sertões maranhenses e em grande parte do nordeste, que aqui as terras eram abundantes, além do mais, as riquezas naturais contribuíam de forma surpreendente com a aquisição de recursos. A mata produzia em grande quantidade - o cumarú, o babaçú, resina, malva, poalha, jamburandi e pele de animais silvestres como: Caititu, Veado, Lontra, Ariranha, Onça Pintada, Gato Maracajá, etc. Tomando assim uma região com estilo de garimpo onde se ganhava dinheiro com facilidade.

Os anos foram passando e Cícero nascimento continuava acreditando nas possibilidades de emancipação, mandava buscar outras famílias na cidade de Tuntum de onde ele veio e ao mesmo tempo parava os comboios de mudanças que se metiam por estes lados, convencendo-os a fixarem residência aqui, pois tudo é farto, muitas terras e muitos meios de ganhar dinheiro. Com isso o povoado foi se desenvolvend

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder da gratidão

A DIETA DA FARINHA

Dois foragidos na “Operação Peg se entregam à Polícia Federal