AS ELEIÇÕES EM AMARANTE CONTINUA INDEFINIDO


AMARANTE DO MARANHÃO— As eleições em Amarante do Maranhão, a 105 km de Imperatriz, encerraram no último domingo(07), sem que a população soubesse quem de fato quem governará o município no período de 2013 a 2016. O clima de suspense continua e há possibilidade ainda de que a Justiça convoque uma nova eleição no município até o início do ano que vem.
Nas eleições a prefeita, Adriana Ribeiro (PV) obteve 9.678 votos, o equivalente a 50% dos votos registrados no município, mas a votação ainda não foi considerada válida pela Justiça Eleitoral. O motivo é que a candidatura dela está sub-júdice por suspeita de crime eleitoral.
De acordo com a denúncia, a prefeita atual teve o registro da candidatura negado em razão de ter concedido reajuste salarial aos servidores da educação em pleno período de campanha eleitoral, prática vedada pela lei.
A candidata recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que ainda não julgou o processo. Caso o TRE entenda que a denúncia não tem fundamento os votos de Adriana serão válidos e ela serão declarada a prefeita reeleita. Do contrário, o Tribunal poderá convocar uma nova eleição.
A concorrente de Adriana Ribeiro foi a candidata Joyce Marinho (PSD), que entrou na campanha para substituir o então candidato Marconi Duailibe, esposo dela, que foi  pego na lei da “Ficha Limpa”, obteve 8.972 votos (44, 58 %), mas não atingiu  a metade e mais  um dos votos válidos, fato que a impede de ser declarada eleita.
O impasse em Amarante continuará até que seja julgada pela Justiça Eleitoral, a ação de denuncia contra Adriana Ribeiro. Caso o registro de candidatura de Adriana não seja mantido no TRE ou até mesmo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), haverá uma nova eleição. Por enquanto não há previsão alguma para o desfecho dessa situação.
Se for confirmada a realização de nova eleição não será novidade para a população de Amarante que em 2008 presenciou problema semelhante que levou a Justiça Eleitoral a proomover meses depois uma eleição suplementar em dois municípios da Região Tocantina, no caso Amarante e Vila Nova dos Martírios
 
Povo de amarante observe que a foto divulgada nas redes sociais do registro da candidata Adriana Ribeiro é do pleito 2008 a 2012
povo de Amarante observe que a foto do registro da candidata adria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder da gratidão

A DIETA DA FARINHA

Dois foragidos na “Operação Peg se entregam à Polícia Federal