Enxaqueca afasta trabalhadores


Dor de cabeça precisa de tratamento (Foto Pixabay)

Dor, aversão à claridade, enjoos, vômitos, tonturas e até sensibilidade a barulhos. Ai, meus caros, que sintomas nauseantes, não são mesmo? Pois, toda essa desordem são alguns dos sinais de uma doença que incomoda demais e que impede as pessoas de realizarem tarefas e funções no dia a dia de trabalho. Falo da enxaqueca. Estima-se que só no Brasil mais de 30 milhões de pessoas sofram de enxaqueca, a vilã das dores de cabeça.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca está entre as doenças mais incapacitantes do mundo. No Brasil, nos últimos cinco anos, ela afastou mais de 3.300 trabalhadores do mercado de trabalho. Quando o empregado consegue ficar no trabalho com uma crise de enxaqueca, tomando analgésicos, os estudos mostram que sua produtividade cai mais de 50%. O que significa que, quem tiver dois dias de enxaqueca seguidos, é como se, na prática, perdesse um dia de trabalho, porque não conseguiu produzir tudo a que está habituado.
Segundo o neurologista Márcio Siega, a enxaqueca tem um componente hereditário. “Pesquisa com pacientes revelou que 80% relatam que têm parentes próximos com a doença. Ela deve ser tratada como qualquer doença crônica, como pressão alta e diabetes, sendo necessário um cuidado para o resto da vida”, diz. Siega diz que nem todos os casos são combatidos com medicação, pois as crises menores podem ser tratadas com suplementos vitamínicos, atividades físicas, acupuntura, que libera a endorfina e serotonina, que, ao agirem no cérebro, ajudam a controlar a enxaqueca.
O estresse no trabalho é considerado o inimigo número um da enxaqueca, assim como ficar muito tempo sem comer. Mas, também, a alimentação pode ser um gatilho para a doença, por isso, o bom mesmo é ficar de olho ao que se leva à boca, como queijo, vinho e até chocolate que, em excesso, podem desencadear uma crise de enxaqueca. É bom ainda maneirar no café, já que mais de três xícaras podem fazer a cabeça explodir. O paciente que tem três vezes enxaqueca por mês em três meses seguidos já precisa buscar um médico e começar o tratamento. O conselho é nunca deixar o quadro virar crônico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder da gratidão

A DIETA DA FARINHA

Dois foragidos na “Operação Peg se entregam à Polícia Federal