As advertências
As advertências no ambiente de trabalho são avisos dados aos empregados para alertar sobre a gravidade de suas atitudes e as consequências no caso de reincidência. A ordem de serviço prevista na NR01 prevê que todos os funcionários devem ter ciência de suas obrigações e responsabilidades e que, em caso de descumprimento, estão sujeitos a advertência, cujo principal objetivo é educar o funcionário para que tais atitudes não voltem a ocorrer. As mais comuns são: ➡️ Atrasos injustificados, tanto no horário acordado para chegada quanto na entrega de demandas; ➡️ Rendimento abaixo do esperado; ➡️ Desrespeito ao regimento interno da empresa; ➡️ Insubordinação; ➡️ Comportamento inadequado no ambiente de trabalho; ➡️ Faltas sem motivo. O empregador é livre para aplicar a punição mais adequada a cada caso. Porém, existe uma série de princípios legais que devem ser seguidos na hora de aplicar advertências: ✅ Proporcionalidade: a pena deve ser justa ao ato cometido, levando em consideração o hi