Pular para o conteúdo principal

Trator: tecnologia necessária no campo, mas arriscada ao operador




Dá para prevenir acidentes com trator (Foto Pixabay)

Não há como negar que o trator agrícola é uma das máquinas mais importantes da agricultura moderna. Porém, as capotagens e tombamentos laterais dos tratores são responsáveis pela maior parte dos acidentes. Em geral, as mortes fatais por acidente de trabalho com tratores têm origem na inclinação acentuada do terreno, que termina por tombar a máquina. Quando o equipamento não tem cabine, o tratorista é jogado para fora e, tragicamente, esmagado. Infelizmente, no campo, esse tipo de acidente não é incomum.
Na ânsia de aumentar a produtividade, muitas vezes, a segurança do trabalhador é relegada ao segundo plano. Para reduzir o risco de acidente e proporcionar um mínimo de segurança aos tratoristas, a empresa deve cuidar para que o equipamento tenha dispositivos de segurança, como cabine, que protege o empregado em caso de tombamento. Além disso, a cabine serve de abrigo contra a chuva e os raios solares. Como todo trator tem um motor barulhento, a cabide também ajuda a confinar o trabalhador dentro da máquina para que não seja tão afetado pelo ruído do trator. Contra doenças ocupacionais, é importante que a máquina tenha tanto baixo nível de ruído como de vibração, pois o trabalhador passa horas operando. A vibração de corpo inteiro em níveis elevados por longos períodos de exposição pode levar a uma série de distúrbios físicos e estresse mental.
Há fatores relacionados ao equipamento, como assentos inadequados, rigidez do equipamento, ausência de sistemas de amortecimentos e mecanismos dos assentos, que prejudicam a saúde do tratorista. Demais características técnicas do trator dificultam a operação por parte do motorista, pois, ainda hoje, não há preocupação dos fabricantes em adaptá-lo à estatura e porte físico do operador brasileiro.
Polias, correias e outras partes móveis do motor devem ser protegidas para não se soltarem e atingirem o tratorista. Assim, trabalhar com proteção deve ser prioridade em pequenas, médias e grandes propriedades rurais. Se qualquer dispositivo de segurança tiver de ser retirado para ajuste ou reparo, este deve ser colocado antes de o trator voltar a trabalhar novamente. A máquina deve ter todas as condições para que qualquer tipo de operador possa usá-la adequadamente. Todo trator deve ter escada e ser dotada de corrimão para que o trator não corra risco de cair.
Encerro: capacitando o operador, dispondo de máquina em bom estado de conservação e manutenção em dia e oferecendo acompanhamento médico ocupacional, é possível reduzir as tragédias no campo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder da gratidão

A DIETA DA FARINHA

Dois foragidos na “Operação Peg se entregam à Polícia Federal