ESTUDANTES DO IFMA DE IMPERATRIZ DESENVOLVEM PROGRAMAS PARA SURDOS



Um programa é para celular e, o outro, para computador.
Além disso, há auxílio de intérpretes aos estudantes surdos da instituição.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante
No Instituto Federal do Maranhão (Ifma) de Imperatriz, os estudantes surdos têm dois intérpretes à disposição. Além disso, programas de computador criados por alunos do curso de Ciências da Computação estão sendo testados para auxiliar os estudantes surdos.
Gleyciene tem 21 anos e é estudante do segundo ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Segurança do Trabalho. É a única aluna surda e muda do campus do Ifma no município.
É por meio das mãos e do trabalho do intérprete que o conhecimento passado em sala se transforma em aprendizagem para a jovem. Um trabalho desafiador, mas que rende satisfação.
“Tivemos sorte porque tem quatro alunos dentro da sala que conhecem um pouco de libras e sempre está nos auxiliando, então procuramos dividir o máximo as experiências com esses grupos para que todos aprendam”, explicou Willian Jhone, intérprete.
A luta pela autonomia de Gleyciene no Ifma ganhou os colegas de outros cursos. Jovens que se lançaram aos estudos para melhorar a convivência no Instituto.  Para acelerar o processo de inclusão de alunos com deficiência no Campus do Ifma em Imperatriz, dois programas estão sendo desenvolvidos. O primeiro é para celular e o outro para computador.
A ideia começou entre alunos do curso técnico em informática e agora segue por meio da criatividade dos estudantes do curso superior em Ciências da Computação.
O programa de computador está em fase de teste. O funcionamento é prático: alguém escreve o que o professor fala e, de forma automática, as palavras são traduzidas para a língua brasileira de sinais. Gleyciene até já se arrisca na digitação. O programa deve auxiliar o trabalho do intérprete, sem substituí-lo.
O dispositivo para celular tem função parecida com a do programa para computador. Tudo que é digitado vai para a língua de sinais. O objetivo é que, ainda este ano, os dois programas estejam ajudando a formar estudantes com deficiência também em outras escolas.
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