Escutas telefônicas da Polícia Federal revelam que secretário de Saúde do Maranhão sabia de esquema criminoso


Polícia Federal desmonta esquema de funcionários fantasmas na Saúde no Maranhão
O atual secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, tomou conhecimento do esquema criminoso que desviou dinheiro público de hospitais do estado ainda em 2015, quando ocupava o cargo de sub-secretário de saúde do Governo do Maranhão. Este fato foi comprovado nas investigações feitas pela Polícia Federal com a utilização de escutas telefônicas, que fazem parte da “Operação Pegadores” - quinta fase da operação "Sermão aos Peixes"-.
No dia 22 de setembro, por volta das 17h45, Carlos Lula conversa com Benedito Silva Carvalho, diretor da ICN (Instituto de Cidadania e Natureza) – uma paraestatal envolvida no esquema – confirma que ali o atual secretário perguntou e foi informado de como funcionava o esquema, com a criação de “folhas complementares” de pagamento, que usurpavam R$ 400 mil por mês da Saúde do estado.
Coletiva realizada na manhã de quinta-feira (16) apresentou dados sobre esquema de desvio de dinheiro da Saúde do Maranhão (Foto: Reprodução/TV Mirante)Coletiva realizada na manhã de quinta-feira (16) apresentou dados sobre esquema de desvio de dinheiro da Saúde do Maranhão (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Abaixo, trecho da conversa interceptada pela Polícia Federal, no dia 22 de setembro, por volta das 17h45:
Benedito: Outra coisa que eu quero lhe dizer é que... é que... o que ‘cê’ precisar de outros dados... ela tá me pedindo agora, doutora Alana, pra que eu mande essa relação, dessa ‘folha complementar’, é... a relação de pessoas daí da secretaria que mandavam a gente pagar.
Carlos Lula: Tá, o que é essa ‘folha complementar’?
Benedito: Pois é, eu vou lhe ligar agora, que nela tá incluso uma relação de pessoas aí da secretaria que a gente pegava também, com folha extra...
Carlos Lula: Ahhhh... aí não tem quem aguente! Tá, entendi! Tá tudo bem, pode mandar. Pode mandar, por favor.
Benedito: A relação de... de... daí, tá? E também, como hora extra, diárias, daí da secretaria que mandavam pra gente pagar.
Carlos Lula: Mas pagar diária de quem? De gente da secretaria?
Benedito: Até diárias, doutor! Mandavam a gente pagar!
Carlos Lula: Tá bom! Tá certo! (parece surpreso).
Benedito: Eu vou mandar pra você tudinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O poder da gratidão

A DIETA DA FARINHA

Dois foragidos na “Operação Peg se entregam à Polícia Federal